quarta-feira, 25 de abril de 2012

CMP Paranoá/Itapoã apóia ciclovia no Paranoá

A nota abaixo é parte da intervenção da CMP Paranoá/Itapoã no tema da construção de uma ciclovia na Avenida Central do Paranoá, cuja construção neste local tem sido criticada pela Associação Comerical e Industrial do Paranoá, que prefere um estacionamento ao longo da via. Em panfleto, foi distribuída na reunião que a Administração Regional do Paranoá organizou com a comunidade, no dia 20/4 à tarde.
A via pública é para quem nela transita!
A Central de Movimentos Populares (Paranoá/Itapoã), entidade popular que aglutina variados movimentos na luta por um Brasil e um DF justo, fraterno e igualitário, apoia a construção da ciclovia na Avenida Central do Paranoá.
Assim como “a praça é de todo o povo”, as ruas não podem ter um dono só. A decisão sobre a construção da ciclovia deve considerar o interesse da comunidade, e não somente de um setor que a compõe. Começa a acontecer no Paranoá o que é comum a muitas cidades: o crescimento não planejado, que gera desigualdade e caos na ocupação e uso do espaço urbano, dos quais o transporte e a mobilidade são parte. A locomoção à pé e de bicicleta são, pelas características urbanísticas da nossa cidade, opção de grande parte das pessoas, daí que defendemos a harmonia entre pedestre-ciclista-carro, para o que será de grande auxílio a ciclovia que o GDF/Administração Regional querem construir. Neste mesmo sentido, a presidenta Dilma sancionou o Plano Nacional de Mobilidade Urbana, para estimular a oferta, ampliação e barateamento do transporte público, e integrações entre diferentes modais.
Acreditamos que a melhoria do fluxo de pedestres também nas calçadas em frente aos comércios ajudará até mesmo a aquecer o mercado interno, pois mais gente vai passar na frente das lojas, e mais gente vai se interessar por consumir.
Longe de, sozinha, resolver os problemas de mobilidade da nossa cidade (ligados a questões históricas, políticas e econômicas de todo o DF), a ciclovia será, porém, importante passo para a racionalização e harmonização do trânsito no Paranoá. O Governo Agnelo está tomando outras medidas para resolver o problema do trânsito no DF, que apoiamos. A principal delas é a licitação de ônibus e linhas, que quebra esquemas antigos e enfrenta o oligopólio do transporte público.
Em âmbito mais geral, essa mesma quebra de esquemas antigos tem gerado a reação de grupos politico-mafiosos no DF, que antes “faziam a festa” dentro do GDF; essa reação é a base das acusações infundadas e distorções veiculadas pela grande mídia ultimamente contra Agnelo.
TODO APOIO À CICLOVIA!
PELO DIREITO INTEGRAL À CIDADE!
TODO APOIO A AGNELO! A MÁFIA POLÍTICA NÃO VOLTARÁ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário