terça-feira, 6 de novembro de 2012

Moeda local do Itapoã já tem nome!


No sábado, dia 3/11, no espaço da Associação dos Artistas do Paranoá e Itapoã, do casal Zamita e Rosalvo, pioneiros do Itapoã e membros do Conselho Gestor do Banco Itapoã (CGB), foi feita a apuração dos votos da consulta popular para definir o nome e o tema da arte da moeda local da cidade. O CGB, acompanhado por fiscais da comunidade, iniciou a escrutinação das urnas às 11h e terminou às 17h30. Resultados parciais foram transmitidos pela Rádio Paranoá, na parte da manhã.
“A gente achava que ia terminar ao meio-dia, mas a apurar quase 4000 mil votos, um para o nome e três para os temas da arte da moeda, levou bem mais tempo do que imaginávamos”, fala, sorrindo, Carlos Jocenildo, morador da quadra 378 do Del Lago, membro do Conselho Gestor do Banco Itapoã e militante da Central de Movimentos Populares. Foram quase 1000 votantes na Consulta Popular, que foi levada à frente de forma voluntária.
Assim, por 58,5% da preferência de votos, a moeda local que vai circular na cidade quando o Banco Comunitário começar a funcionar se chamará Itapoã. Um determinado produto poderá ser comprado por 3 reais ou por 3 itapoãs, por exemplo.

Clique na imagem para ampliá-la
 

Como temas para a arte da moeda, saíram eleitas, numa disputa acirrada, a Rua da Paz, a notória parada de ônibus do Pau Grande, e “Índio”, em referência a origem do nome da cidade.
Clique na imagem para ampliá-la

Como os resultados dessa votação foram muito apertados, o Conselho Gestor vai tentar inserir as artes nas cédulas, de maneira a contemplar mais do que só as três opções mais votadas.
Aliás, dentre as cédulas de votos nas urnas, algo que só acontece em processos de participação popular: inscrição em uma delas explicava que o nome “Itapoã” não é “pedra lascada”, como constava na cédula de votação, mas “arpão de pedra”. Em outra, sugestões de nome ainda para a arte, como Fazendinha e as mesmas artes do Real. Agradecemos aos moradores pela participação.
E fazemos também questão de saudar os alunos da Educação de Jovens e Adultos do Zilda Arns, que nos receberam muito bem em aula cidadã que ministramos sobre o Banco, e aos educandos do DF Alfabetizado, da Escola Classe 01 do Itapoã, alunos das professoras Terezinha e Neuza (ambas, não por acaso, membros também do Conselho Gestor do Banco). Os alunos fizeram questão não só de votar, mas também de escrever os próprios nomes nas cédulas, com suas letras bonitas que demonstram o esforço por superar barreiras e seguir adiante. Vocês podem ter certeza de que o Banco Comunitário Itapoã será um suporte a mais pra avançar na realização dos sonhos de cada um de vocês!
Agora, os próximos passos serão dar continuidade aos esclarecimentos à comunidade sobre o funcionamento do Banco, e seguir a campanha de arrecadação de fundos financeiros próprios.
O Conselho Gestor está aberto à participação da comunidade, e se reúne periodicamente às quintas-feiras, 19h30, na quadra 378, conjunto C, casa 32, sede da CMP.
Lembre-se, o Banco Comunitário Itapoã será oportunidade de acessar serviços bancários, de ter empréstimos e principalmente de nós, moradores, influenciarmos no desenvolvimento socioeconômico da nossa cidade. Isso tudo vai ser verdade se você, morador, sentir o Banco como ele é: seu.

2 comentários:

  1. POR GENTILEZA , PODERIAM ME INFORMAR SE A CEDULA ITAPOÃ JÁ ESTÁ EM CIRCULAÇÃO ?? ..... GRATO !!! ......... Valdir Lapa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdir,
      tudo bem, companheiro?
      A moeda social do Banco Itapoã deve começar a circular dentro de um mês e meio.
      Aprovamos semana passada a arte dela, então temos que esperar a impressão e o envio pra nós.
      Obrigado!
      Qualquer informação a mais, pode ligar para Rodrigo (9245 6626) ou Marcelo (8619 9173).

      Excluir