quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

CMP realiza "Companheiro Secreto" de fim de ano


No dia 30/12, no finalzinho do ano de 2012, a Central de Movimentos Populares realizou uma confraternização com movimentos filiados e parceiros. Foi o “Companheiro Secreto”, adaptando a popular brincadeira de “amigo secreto” que costuma se fazer nessa época.

“Um dos objetivos do evento foi aprofundar o conhecimento e a inter-relação entre os integrantes dos movimentos filiados, mais ou menos na mesma linha do CineCENTRAL, atividade que organizamos durante o ano, com apresentação de filme, debate-papo e confraternização”, afirma o coordenador provisório da Central na região do Paranoá e Itapoã, Marcelo Didonet. O “Companheiro Secreto da CMP” contou com saudação do companheiro Gegê, do Movimento de Sem Teto do Centro (SP) e membro da Coordenação Nacional da CMP, gravada em vídeo e passada aos presentes.

Para o companheiro Marcelo, um instrumento de aglutinação e referência política aos movimentos populares, como a CMP, deve ser construído mesclando-se os costumes de convivência e amizade comunitária com a experiência acumulada de lutas de 20 da Central, e de décadas de lutas do povo brasileiro.

O companheiro Afonso Magalhães, SubSecretário de Economia Solidária do GDF e membro da coordenação da CMP-DF e nacional, também mandou email com saudação, dada a impossibilidade de estar presente. Na saudação, diz: 

2013 chega nas próximas horas colocando imensos desafios para os movimentos populares e para a CMP em particular.

Há um acirramento da luta de classes no mundo e isso está refletindo no Brasil também. As forças democrático populares - incluindo a CMP - saberão enfrentar com garra e sabedoria politica os ataques das forças imperialistas dentro do Brasil.

Não vamos deixar que a direita paralise os trabalhos no Congresso e assim prejudique o governo da companheira Dilma. Vamos às ruas e esse pode ser um bom mote para o Ato Nacional da CMP, dia 31 de maio, que também temos que organizar em Brasília. Tudo isso dentro dos preparativos para o V Congresso da CMP, que coloca para a Central a necessidade, nos seus 20 anos de existência, de se afirmar como instrumento de organização, mobilização e de construção de um projeto socialista para o Brasil.
Companheiro Garibel, saudando a organização da CMP na região
O companheiro Garibel, ex-administrador do Paranoá e membro do Comitê de Defesa da Revolução Cubana-Internacionalista, movimento filiado à CMP, fez uma saudação e salientou a importância da organização da Central na região para o avanço das lutas populares, incluindo a questão do Banco Comunitário, da Economia Solidária, da cultura, das creches e da juventude.

O movimento popular tem essa possibilidade de cobrar do governo e de, ao mesmo tempo, organizar o povo. Outro fator importante da CMP é o estímulo à participação organizada da comunidade nos espaços democráticos que o governo Agnelo tem disponibilizado, como as Conferências temáticas, como a de Cultura, das Cidades, de debate do PDTU e PDOT, assim como o Orçamento Participativo”.

Gabriela, por Maria Luiza
Maria Luiza, por Gabriela




Socorro, Sheila e o companheiro Marcos, Gerente de Cultura da Administração Regional do Itapoã

Parte da assistência ao evento

Com a presença de mais de 35 pessoas, representando 8 movimentos populares do Paranoá e do Itapoã, e mais apoiadores e parceiros das lutas do movimento popular, o evento finalizou-se com um lanche construído coletivamente, cada movimento contribuído de alguma maneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário