terça-feira, 6 de agosto de 2013

CMP: presença marcante nas Conferências das Cidades no Paranoá e Itapoã

Nos dias 2 e 3 de março houve as etapas locais da Conferência das Cidades no Paranoá e Itapoã. Em ambas, o movimento popular fez a diferença!

Reunião preparatória, no CEDEP
Em reunião preparatória, no dia 30/7, articulada pela CMP (Central de Movimentos Populares), e facilitada pela Recid (Rede de Educação Cidadã-para conhecer, clique), entidades e associações, juntamente com militantes sociais, uniram forças em torno de ideias e propostas pelo DIREITO INTEGRAL À CIDADE.
Suelen, da Recid, orientando a dinâmica



No pavilhão do CEDEP (Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá), a Recid trouxe a experiência de participação em Conferências e a metodologia da educação popular na facilitação da organização das ideias. Estavam presentes, além da CMP e do próprio CEDEP, a Prefeitura Comunitária da quadra 378, a Associação de Skatistas do Paranoá e Itapoã, a ONG Amigos da Paz, a Associação Recicla+BRASIL de Catadores e Recicladores do Paranoá e Itapoã, o Banco Comunitário do Itapoã e a Ong Arte e Cultura no Beco.

Veja ao lado (clique em cima) o documento resultante da reunião preparatória, com propostas para as duas cidades.


A Conferência
A companheirada credenciou-se nos 4 grupos temáticos (Habitação, Regularização Fundiária, Planejamento Urbano e Desenvolvimento Territorial Sustentável, Orçamento Participativo), conforme a intervenção de cada movimento.

Tanto no Paranoá quanto no Itapoã, a estratégia foi defender pautas e propostas ligadas às lutas que os movimentos já vem tocando, assim como fortalecer as prioridades do orçamento participativo, como a pavimentação das quadras 378, 379, 202, 203 e 318 do Itapoã e a duplicação da DF 250.
A demanda pela regularização das cidades foi unânime, já que a falta de escritura dificulta muitos avanços.
Na abertura, cartazes da CMPcom propostas

Mas também a dificuldade de espaços para construção de aparelhos públicos (creches, escolas, pronto-socorros etc), principalmente no Itapoã, foi centro de muita atenção. Propôs-se o aumento dos espaços para aparelhos públicos no Itapoã Parque e no Paranoá Parque, para atender, além dos futuros moradores, também a demanda reprimida da região. Destinação de áreas paralelas às DF 001 e 250 para esporte, educação e saúde também foi aprovada, bem como a desapropriação de imóveis particulares em desuso para atender à função social da propriedade.

Parte da equipe da CMP presente à Conferência no Itapoã
Além da defesa das propostas em torno da Reforma Urbana, a oportunidade da Conferência também serviu, como sempre, para aprimorar a intervenção coletiva e individual de cada companheir@, além divulgar os movimentos populares e atrair gente nova para conhecer a CMP.

E agora, acabou? Não! A CMP já está em contato com a Recid-DF para continuar a capacitação dos nosso@s delegad@s à Conferência Distrital e dos Conselheir@s do Conselho de Planejamento Local, e de todos que quiserem se integrar à luta do movimento popular organizado!
Além disso, seguimos as articulações nas cidades onde haverá mais Conferências Locais. Entre em contato conosco se quiser se juntar à luta por uma cidade para todos!

Rumo à Conferência Distrital das Cidades!         Reforma Urbana Já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário