segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

E o Itapoã já tem um banco pra chamar de “seu”: é o Banco Comunitário Itapoã


No dia 29/11, sábado à noite, até os céus, tão generosos de chuva nesse período, ajudaram na inauguração do Banco Comunitário Itapoã. Só as estrelas iluminando o evento, que começou com o poder da cultura popular fortalecendo nossa brasilidade: o hino nacional cantado em ciranda pelo grupo MambemBrincante, “mexendo com o brasileiro que há dentro da gente”.
O mestre Chico Nogueira conclama à ciranda pra acompanhar o hino, e ainda agradece! Êh Chico, a gente é que tem a agradecer! A ciranda se animou e extrapolou os limites do quintal da sede do Banco Itapoã, tomando a rua com seu cirandar.





Mestre Chico Nogueira comandando a ciranda


E a ciranda toma a rua...

Ato contínuo, entra o bumba-meu-boi da Associação Encanto de Itapoã, mostrando que cultura não tem idade, e que o quanto antes melhor!
Cultura popular viva através das crianças do Encantos de Itapoã

Estiveram presentes representantes de movimentos e entidades da região, da Administração Regional do Itapoã, bem como um grupo de delegad@s à Conferência Nacional de Economia Solidária, integrantes de Bancos Comunitários de Desenvolvimento do Espírito Santo, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro. E os Bancos Comunitários Estrutural e Planaltina, do DF, também compareceram, trazendo a experiência de cada um.

Parte da delegação da Conferência Nacional de Economia Solidária
Rede de Bancos Comunitários do DF: Itapoã, Estrutural e Planaltina

Cordão da Inauguração

No Cordão da Inauguração, a companheira Leonora, do Ateliê de Idéias, entidade gestora do Banco Bem, retomou a caminhada do Banco Itapoã até o momento atual. Assim, o cordão foi de mão em mão, traçando história e esperança, tecendo a teia que une a tod@s em torno do Banco Comunitário Itapoã.

Cordão da inauguração unindo a todos na teia do Banco Itapoã

Momento histórico: inaugurado o Banco Comunitário Itapoã

Leonora ainda apresentou as agentes de desenvolvimento solidário do Banco Itapoã, seu Conselho Gestor, e a Rede de Bancos Comunitários do DF.




E a Atitude vai para...
O sorteio das Atitudes foi momento de expectativa. Muita curiosidade sobre o “dinheiro que só tem no Itapoã”. Nada melhor que a prática pra tirar as dúvidas e incentivar a circulação da moeda social.


Depois de quase 3 anos de atividades do Banco Itapoã, com muita mobilização e articulação, a inauguração é um marco desse esforço, mas também de um novo patamar de funcionamento. Vamos projetar no presente o futuro que sonhamos pro Itapoã! Você tem que ser parte disso! Vamos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário