quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Atividade Político-Cultural de 163º Aniversário de José Martí


O Comitê de Defesa da Revolução Cubana-Internacionalista (CDR-I), filiado à Central de Movimentos Populares, convida a companheirada para a atividade político-cultural organizada pela Embaixada de Cuba, em comemoração ao aniversário de 163 anos de José Martí, que ocorrerá no Museu do Teatro Nacional, de 27 a 29 de janeiro, sempre a partir das 19h.

Mais abaixo, sinopse dos filmes.


La Bella de la Alhambra (1989-Cuba): Una linda mulher que quer ser a estrela principal do teatro Alhambra, um lugar onde os homens se reuniam na Cuba de 1890 para desfrutar de peças cheias de picardia e crítica política, acompanhadas do melhor da música cubana. Um relato em homenagem ao artista e ao teatro deste país, uma das tradições culturais mais representativas do povo cubano

Kangamba (2008): África, República Popular de Angola. Agosto de 1983. O flime trata da exemplo de solidariedade internacionalista que ficou marcado na história, com a colaboração de cubanos em apoio ao governo do MPLA (Movimento Popualr de Libertação da Angola), frente à contra revolução apoiada pelas forças imperialistas e racistas dos EUA e da África do Sul sob o regime do apartheid. Milhares de soldados da UNITA (guerrilha contra revolucionária), treinados e armados pelo racista exército sul-africano, lançam uma violenta ofensiva contra a FAPLA (Forças Armadas Populares de Liberação de Angola), leais ao governo angolano, e um grupo de assessores cubanos, combatentes das FAR (Forças Armadas Revolucionárias, de Cuba), acampados em Cangamba, um pequeno povoado situado ao sul do país. Durante mais de uma semana se trava uma batalha desigual, que também afeta a população civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário