Em um sábado nublado que nos deu o dia 14 de janeiro, em um galpão comunitário de uma horta comunitária, teve lugar uma reunião diferente.
Representantes de alguns movimentos se fizeram presentes para assistir um filme e conversar um pouco, fazer um “(de)bate-papo” sobre o filme e sobre uma ideia, que tomou, assim, carne própria.
O Galpão Comunitário é dentro da Horta Comunitária do Itapoã, e tem de especial o fato de que foi a comunidade, liderada pelo movimento popular, mais exatamente pela Prefeitura Comunitária da quadra 378, filiada à Central de Movimentos Populares, que voltou a dar vida a este espaço público, após anos de abandono.
Após a retomada da horta, com a anuência do novo governo do Distrito Federal, e sobre a qual ainda escreveremos sua história recente para este blog, vieram projetos e vida ativa ao Galpão, através do Projeto Picasso Não Pichava, do GDF.
Assim, e cumprindo a missão de ocupar os espaços públicos com quem é seu dono (o povo), a CMP realizou a “pré-estréia organizativa” do Cine CENTRAL. Em um processo dinâmico de apresentação/construção, terminamos de fechar as ideias do próprio projeto, tais como os objetivos, formas de mobilização, divulgação e panfleto/cartaz; com a participação exatamente dos mais interessados: os movimentos populares.
Só não conseguimos passar o filme por um problema imprevisível: a fiação elétrica do galpão apresentou repentinamente problemas logo antes do filme. Isto, aliás, também só se conseguiu constatar porque o espaço, antes ocioso, voltou a ter vida há alguns meses. E já está sendo consertado.
Mas o que é o Cine CENTRAL? São sessões de cinema com filmes selecionados, seguidos de “(de)bate-papo” e confraternização, que conterá apresentações culturais e exposições da produção e atuação dos movimentos da cidade. Tudo de maneira simples e efetiva, como deve ser.
O objetivo principal do projeto é desenvolver a organicidade dos movimentos filiados à CMP, bem como aproximar outros movimentos parceiros e inclusive estimular o engajamento e formação de novos movimentos, pulsantes, mas ainda não constituídos na região.
Com isso vem junto a melhor formação política que se pode ter, que é a baseada na convivência e atuação nas questões (grandes e pequenas) do dia-a-dia da comunidade.
Devido à agenda de Conferências participativas, em que a CMP intervém sempre, a próxima edição do Cine CENTRAL, com sua pré-estréia de fato, será daqui há algumas semanas, quando informaremos novamente por este canal.
Saudações populares,
Nenhum comentário:
Postar um comentário