quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A Central de Movimentos Populares perdeu um companheiro!

Neste domingo à tarde, 3/2, deixou de existir o companheiro Sirênio Figueiredo Guimarães. Ia para o  trabalho em sua moto quando foi vítima de um motorista bêbado, que, de carro, o atropelou.
 
O Sirênio morava na quadra 378 do Del Lago, Itapoã, e trabalhava na área de vigilância.
 
É um companheiro que se vai. Fica nas nossas lembranças e no exemplo de doação sincera à comunidade. Ele entregava as correspondências em todos os conjuntos da quadra 378. 
 
Fazia isso voluntariamente, mas o mais importante não é o voluntarismo em questão, e sim o fato de que também lutava para resolver a questão da falta de correio na quadra; ele lutava pela pavimentação da 378; ele participava da Prefeitura Comunitária da 378 e da CMP; ele era delegado do Orçamento Participativo, e tinha interesse em resolver coletiva e organizadamente os problemas da comunidade.
 
Quanto tempo a luta do movimento popular no Itapoã levará para ter outro Sirênio? Não dá pra saber. Não é fácil encontrar pessoas assim, que conseguem optar por ser ativamente boas, mesmo com todas as dificuldades da vida e, principalmente, superando a força desorganizadora e degradante de um sistema que impõe à sociedade e seus membros valores como individualismo, desconfiança, deslealdade e imediatismo. Sirênio conseguiu se fazer o oposto desses valores.
 
Talvez o companheiro Sirênio não soubesse, ou não se entendesse como tal, mas dizemos, com a autoridade de quem conhece da coisa, que o Sirênio era um militante autêntico: sincero, comprometido, transparente e responsável.
 
Ele deixa um vácuo no processo de construção do movimento popular que estamos organizando no Itapoã. Seu exemplo está gravado nas ruas de terra da 378, que logo serão pavimentadas, graças em parte à atuação dele no Orçamento Participativo. Cada bloco de pavimentação lembrará o empenho do companheiro Sirênio.
 
Seu exemplo, não cansaremos de fazer ecoar! Não por homenagem banal, mas pra fazê-lo continuar vivo na nossa luta, concretizando os objetivos pelos quais ele começava a lutar organizadamente.
 
Companheiro Sirênio, PRESENTE!
Companheiro Sirênio, PRESENTE!
Companheiro Sirênio, PRESENTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário