quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

TODO APOIO À REESTATIZAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO NO DF!


A Central de Movimentos Populares dá todo apoio à medida do governador Agnelo Queiroz de retomar ao estado os serviços de transporte que haviam sido concedidos às empresas do grupo Amaral.

Essa reestatização mostra o caminho! Transporte é direito de ir e vir. É, para a maioria, condição para o acesso à cultura, ao trabalho, ao lazer e à educação.

Então, se o capital não consegue prestar esse serviço fora dos esquemas mafiosos e de desdém à população e aos rodoviários, que o Estado tome conta! Que a estatal TCB (Transportes Coletivos de Brasília) seja reestruturada como alternativa real e contra-peso na concorrência com as empresas privadas!

Mas a medida só estará completa, e só terá sustentabilidade no tempo, com o controle social e popular. Os Conselhos de Transporte precisam ser empoderados e reativados, como parte orgânica do sistema de transportes do DF, junto com o Sindicato dos Rodoviários.

Transporte Público de qualidade se trata inclusive de questão de vida ou morte, vide tragédia no metrô em Buenos Aires, em fevereiro de 2012, em que dezenas de trabalhador@s foram assassinados pela “economia” que a empresa privada TBA fazia na manutenção dos freios dos trens. Esta que foi mais uma mostra da inviabilidade sem saída do sistema social que tem o “lucro acima de tudo”, inclusive das liberdades individuais que tanto diz defender.
 
A CMP se coloca à disposição para, desde o campo da sociedade e com independência, sustentar essa medida de grande apelo popular, bem como garantir efetividade nos resultados do histórico processo de licitações que o GDF vem aplicando, contra vento e maré das elites, para quebrar o oligopólio do transporte público no DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário