terça-feira, 27 de agosto de 2013

Todo Apoio ao Mais Médicos! Bem Vindos Médicos Cubanos!



Sábado, 24 de agosto de 2013, o avião da Cubana, vôo 1352, chegou em Brasília com mais de 170 médic@s  cuban@s para cumprirem uma missão no Brasil, pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Uma brigada com médicos e médicas que falavam bem o português, com experiência de 15 anos, em média, e em várias especialidades.

A delegação da CMP, tendo à frente o companheiro Afonso Magalhães, do Comitê de Defesa da Revolução Cubana Internacionalista (CDR-I), da Coordenação Nacional da Central de Movimentos Populares (CMP) e do Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores, participou da recepção e do ato de boas-vindas aos médicos e médicas cubanos. Os companheiros Raphael Reis,
militante da CMP e membro do Conselho Distrital de Saúde, e Wesley Caçador Soares, da Coordenação Nacional da Associação Médica Nacional-Maíra Fachinni (AMN-MF), filiada à CMP, também compunham a delegação, que se integrou a dezenas de militantes da Juventude do PT, da União da Juventude Socialista, de partidos e movimentos sociais.



Com bandeirinhas de Cuba e do Brasil em punho, cada médico e médica que
"Cubano, amigo: o Brasil está Contigo!"
passava pelos presentes, recebiam o abraço em forma de palavra de ordem: “Cubano, amigo, o Brasil está contigo”,  “Cubana, Cubano, o Brasil está contigo”. Para os reacionários que estavam à espreita, com olhar de reprovação, a palavra de ordem era: “te cuida, te cuida, te cuida imperialista, a América Latina vai ser toda SOCIALISTA”.

A grande mídia estava lá, ávida para o momento da entrevista, e assim foi. Saíram 4 companheir@s médic@s, primeiramente, para conceder esclarecimentos para os jornalistas. Puderam mostrar um bom português, muita segurança, e principalmente, o espírito revolucionário de terem vindo para esta brigada. Muitos jornalistas quiseram, ou pelo menos tentaram, colocar “cascas de banana” na entrevista, como uma pergunta, que um jornalista fez sobre a remuneração que eles receberão, e a resposta não poderia ser melhor, e de um autêntico revolucionário: ”... o valor é suficiente, mas não estamos aqui pelo salário...”

Afonso Magalhães e Raphael Reis, do Conselho de Saúde
A conquista deste ato foi deixar claro para a grande mídia que @s médic@s cuban@s são muito bem vindos, tem o apoio da CMP, dos movimentos sociais e partidos de esquerda, bem como da grande maioria da população brasileira, e que cumprirão uma tarefa revolucionária, de solidariedade e que, assim, estreitarão ainda mais os laços políticos entre Brasil e Cuba.

Parte dos médicos e médicas desembarcaram em Recife-PE. Tudo indica que será o contingente, ou parte dele, que trabalhará na região nordeste. O que não significa dizer que outr@s companheir@s não poderão se unir àqueles posteriormente.

Todo apoio ao Programa Mais Médicos!
SUS 100% Público e de Qualidade!
Médicos Cubanos e Médicas Cubanas, sejam Bem Vind@s!
Viva o Socialismo! Viva Cuba!
Viva o Brasil! Viva Dilma! Viva Lula!
Viva a CMP!
Viva a Integração Regional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário